10th Latin American Conference on Process Safety

Sistemática Baseada Em Modelagem De Consequências Para Apoiar o Processo Decisório De Instalação De Válvulas De Isolamento De Emergência

Author

A utilização de válvulas de isolamento e contenção de inventário operadas remotamente (do termo em inglês Remote Operated Isolation Valve – ROIVs) em sistemas com produtos perigosos, tem sido importante para mitigação de cenários de emergência iniciados pela perda de contenção primária na indústria química. Ao longo do ciclo de vida de um empreendimento, presumindo mudanças no processo e o amadurecimento das análises de risco, é frequentemente cogitada a instalação de ROIV como barreira mitigadora de potenciais emergências.

No processo decisório para justificar o investimento da instalação das ROIV, pode-se questionar se a interrupção será efetiva, pois o tempo do vazamento pode ser menor que o tempo de atuação da válvula; ou a própria ROIV, em caso de falha espúria, venha a inserir novos riscos com maior potencial catastrófico do que aquele que motivou sua instalação.

Este artigo apresenta uma sistemática para embasar a decisão da instalação de ROIV em processos que já estão em operação, estabelecendo critérios para o mapeamento e seleção de sistemas elegíveis e as análises realizadas para comparar e julgar o potencial de mitigação da ROIV, usando como apoio a modelagem de consequências, referências de normas internacionais e padrões locais de engenharia. Por último, é apresentado um estudo de caso para ilustrar como a sistemática foi aplicada e promoveu assertividade na decisão final.