10th Latin American Conference on Process Safety
Monitoramento Online De Gases: Plataforma Centralizada Para Gerenciamento De Detecção e Alarmes De Liberação De Gases Tóxicos Na Planta Da Usiminas – Ipatinga
Authors
A introdução da gestão de segurança de processos na indústria siderúrgica tem como um dos riscos mais comuns presentes nas suas instalações a perda de contenção primária dos gases siderúrgicos gerados, distúrbios e consumidos internamente na planta industrial. Na maioria dos processos de fabricação do aço em uma usina integrada, o gás siderúrgico aparece na forma de BFG (Blast Furnance Gas), LDG (LD Gas) ou como COG (Coke Oven Gas), os quais são compostos por variações em % do CO (monóxido de carbono), CH4 (metano) e H2 (hidrogênio gasoso) além de alguns gases inertes que compõem os mesmos.
Levando em consideração que os produtores destes gases não conseguem aproveitar na totalidade e de forma imediata os gases gerados, estes precisam de ser tratados (eliminação de particulados e outros contaminantes) e direcionados através de um sistema de distribuição para atender a matriz energética necessária para o funcionamento da usina. Sendo assim, durante os processos que envolvem os gases, um dos fatores críticos e normalmente evento iniciador de eventos topo de ocorrências de segurança de processo é a perda de contenção primária destes gases.
A Usiminas concebeu desta forma um sistema de gestão e monitoramento online dos gases siderúrgicos que tem como principal objetivo a identificação precoce de perdas de contenção e possibilitar ação mais ágil de controle.