9th Latin American Conference on Process Safety

Brakem's Facility Siting Studies and Methodology

Author



Estudos de Facility Siting na Braskem

Os estudos de Facility Siting têm por objetivo a avaliação do impacto de cenários acidentais de perda de contenção de produtos inflamáveis e tóxicos sobre a população interna (integrantes e terceiros).

Para avaliação dos impactos às pessoas, os dados associados à construção civil e resistência dos prédios às ondas de choque provenientes dos cenários acidentais são considerados. Os efeitos de radiação térmica e nuvem tóxica também são avaliados sobre estas populações.

A gestão é realizada por meio de uma análise quantitativa de riscos. São calculadas as frequências de ocorrência de cada um dos cenários, bem como os impactos em termos de fatalidade.

Os primeiros cálculos são realizados, de forma conservativa, com informações básicas dos prédios e resistência estrutural. Caso um prédio seja enquadrado em uma situação não tolerável, de acordo com os critérios de risco estabelecidos na empresa, um refinamento do cálculo considerando as informações de civil e resistência estrutural específicas do prédio é realizado. Com as informações detalhadas dos prédios são construídos gráficos de resistência estrutural destes com base em quatro níveis de danos, denominados como BDL – Building Damage Level:

  • BDL 1: Sem Danos
  • BDL 2: Primeiros danos à estrutura do prédio - Vulnerabilidade interna às pessoas de 0,02%
  • BDL 3:Destruição parcial do prédio - Vulnerabilidade interna às pessoas de 35%
  • BDL 4: Destruição total do prédio - Vulnerabilidade interna às pessoas de 88%

.

Após o refinamento dos cálculos, caso um prédio esteja ainda enquadrado em uma região não tolerável do risco ou em uma região de risco ALARP – As Low As Reasonably Practicable, medidas mitigadoras são identificadas, tais como – reforço estrutural nas vigas, teto, janelas, tetos de sacrifício, etc.

Exemplo de medida mitigadora do risco interno – teto de sacrifício no prédio habitado

Além disso, para os prédios cuja implantação de melhorias é necessária para o enquadramento do risco, duas ações são realizadas para uma decisão assertiva da modificação/melhoria no prédio:

1 – Refinamento dos cálculos de sobrepressão considerando estudos de CFD - Computational Fluid Dynamics, com ênfase no detalhamento das ondas de sobrepressão gerada frente ao confinamento existente nas regiões próximas ao prédio avaliado: A metodologia consiste em uma análise tridimensional dos efeitos de acordo com os equipamentos existentes na planta e graus de confinamento.

Detalhamento do comportamento das ondas de sobrepressão

2 – Segunda opinião: É solicitada à uma empresa de engenharia com conhecimentos sólidos em civil e melhorias de prédios e instalações industriais (retrofit) com base na análise de ondas de sobrepressão, outras opções de melhorias para redução dos riscos aos níveis desejados. Com base nas soluções apresentadas é realizada então um análise de tradeoff, sendo avaliado os custos das medidas e os impactos no risco.